Descrevemos mais acima, em detalhe, cinco exemplos de excursões possíveis da Casa Ediana, Casa Tiago e Casa Cádio. Estes são apenas exemplos; podemos aconselhá-lo mais de vinte outras excursões diárias, todas diferentes: pelo menos oito envolvendo banho na praia ou passeio no mar; uma dúzia baseada principalmente em caminhadas; dois dias de descoberta da cidade capital; dias de ciclismo ao longo do litoral (também pode pedalar na zona de Belém, mas vai precisar de bezerros de aço, porque, à nossa volta, todas as estradas têm declives entre 5% e 10%).
Assim podemos ajudá-lo a construir um programa de estadia de acordo com os seus gostos: centrado principalmente em caminhadas; ou mais equilibrado entre caminhadas e excursões à praia ou ao mar; com visitas culturais; com ou sem saídas noturnas; etc. Programa que você pode obviamente modificar a qualquer momento, dependendo do seu estado de espírito, do seu estado físico, das condições meteorológicas … (atenção, no entanto, algumas reservas, como por exemplo passeios de barco, devem ser efetuadas com 48 horas de antecedência).
Para restaurar a sua saúde durante as férias, você precisa de:
– calma, descanso e um bom sono;
– exercício físico;
– uma alimentação saudável e equilibrada;
– ambiente de bom humor e contatos sociais.
Para paz e sossego, a Casa Ediana, a Casa Tiago ou a Casa Cádio são os locais ideais: os sons do campo (o cacarejar das galinhas, o canto dos pássaros pela manhã, o dos grilos à noite, o batuque sonoro da chuva nas chapas do telhado …), vai substituir, no seu dia-a-dia, o rumor do trânsito automóvel e demais poluição sonora que lhe é imposto no resto do ano. Você está de férias: levante-se na hora que quiser; mas saiba que os santomenses começam o dia muito cedo (o sol nasce um pouco antes das 6h, e os camponeses, estão de pé pouco antes do sol), e que a manhã é a melhor época para aproveitar a montanha, sendo a tarde mais frequente nublada, até chuvosa. Para dormir o suficiente, vá para a cama cedo (as noites são longas, num país onde o sol se põe, todos os dias do ano, às 18h); ou, se quiser aproveitar a vida noturna que propomos, tire uma soneca no seu lindo quarto na hora mais quente do dia.
Para o exercício físico, você privilegiará as atividades de resistência, em ritmo lento: caminhar mais do que correr jogging (daí nossos programas de caminhada); e natação (em águas com temperatura entre 24 ° e 26 ° a todo momento do ano, você pode nadar por muito tempo); leve consigo na sua mala uma máscara, possivelmente um snorkel, a visão subaquática o levará a superar a suave resistência da água por um período mais longo do que se você nadar um crawl rápido antes de voltar para se secar na praia.
Alimentar-se saudável tomando prazer no mesmo tempo: você terá uma cura para a saúde, se seguir a dieta santomense (que teria, ao que parece, as mesmas virtudes da “dieta cretense”): mais peixe do que carne, sem carne vermelha, quase nenhum enchido ou produto de charcutaria, muita fruta, verduras, salada (no restaurante, quase sempre um pouco de salada é servida no canto do prato com a comida principal), grelhados a carvão com muito mais frequência do que molhos gordurosos (mesmo que estes últimos não estejam ausentes), e, sobretudo, produtos saudáveis e minimamente processados, em qualquer caso, não por processos industriais. Na condição, claro, de comer santomense; porque você pode encontrar alimentos industriais importados nos supermercados; e nos restaurantes dos hotéis “internacionais” muito estrelados.
Citemos aqui alguns exemplos de ementas servidas pelos nossos amigos e parceiros, a quem o levaremos ou aconselhamos a ir.
O canto dos grilos à noite (Casa Tiago)
Durma em um estado de relaxamento completo
Pequeno Almoço na varanda da Casa Ediana
Lagoa Azul, natação e visão subaquática
Jantar na quinta do nosso amigo Abel (plantador de abacaxi e outras frutas orgânicas e avicultor – também orgânico), em uma agradável esplanada exposta à brisa do mar, com vista para a plantação.
– Sopa de peixe com folha de micocó (planta tropical da família do manjericão)
– Pato caseiro com abacaxi e gengibre, pipinela (também chamada de chuchu) picada no caldo de pato e farinha de mandioca
– Compota quente de mamão com canela e lascas de coco
– Chá de chalela (tipo de erva-príncipe)
Almoço na Pensão Mionga, um restaurante gourmet em São João dos Angolares, num pequeno jardim maravilhoso com vista para a foz do rio e a praia de areia preta à beira-mar (a Pensão Mionga também faz parte da associação PTP SANTOLA)
– Sopa: creme de matabala com cenoura e folha de micocó
– Primeira entrada: cubinhos de atum fresco e fatias de pepino tostadas na frigideira com flor de mosquito (planta aromática)
– Segunda entrada: bolinhos de arroz com açafrão cozidos em caldo de peixe
– Prato principal: vermelho grelhado, servido com arroz branco, banana frita, taro cozido e vegetais sazonais “al dente” (pipinela, cenoura, feijão verde)
– Sobremesa: papaia verde cristalizada com maracujá regado com limão
– Café “blended” (mistura de Arábica e Robusta)
Almoço no Monte Café, no restaurante da Efraim Guest House, estabelecimento membro, como nós, da associação PTP SANTOLA; o menu gourmet é baseado na utilização em todos os pratos dos sabores de café e cacau, produzidos pela casa.
– Primeira entrada: espetos de manga (ou cajamanga, dependendo da época) grelhada com glacé de maracujá e café
– Segunda entrada: salada de frutas com água de café e cacau fresco raiado
– Prato principal: Peixe defumado com café, molho de café e micocó, servido com arroz branco, fruta-pão torrada e lussua (planta local parecida com o espinafre)
– Sobremesa: Sorvete de coco e baunilha coberto com favas de cacau torradas
– Café arábica caseiro
Este menu segue a regra alimentar que recomenda comer frutas frescas como entrada e não como sobremesa, para estimular a secreção dos sucos digestivos.
Num simpático restaurante da capital (Papa-Figo): Menu de petiscos da Senhora Vilma:
– Salada de ovas de peixe
– Salada de polpa
– Filetes de machepombo (peixinho da família do arenque) com hortaliças em vinagrete de micocó
– Dentes de jaca guarnecidos com bacon
– Croquetes de farinha de mandioca e carne de porco
– Fatias de búzios do mar e cajamanga, com pão torrado, servidas mornas
Seguido de um café gourmet (arábica) com bolinhos de gengibre ou canela, favas de cacau torradas e quadrinho de chocolate preto de São Tomé
Menu de piquenique durante caminhada na montanha:
– Salada variada (alface, tomate, cebola, pepino, pipinela, mamão verde) com peixe frio, vinagrete de vinagre de palma
– Bonita ou corvina grelhada a lenha no sítio, servida com fatias de fruta-pão cozida
– Mangas frescas ou papaia
– Chá de micocó
Jantar servido em casa, na Casa Ediana ou Casa Tiago:
– Ovos escalfados em cama de folhas de maquequê, com molho de tomate e pimentão
– Peixe azeite em caldo de gengibre, servido frio em molho de alho e de capim-limão
– Tortilhas de farinha de mandioca recheadas com compota de banana ou jaca, regada com licor de carambola
– Chá de folha de canela
Você não conhece a carambola, nem a jaca, nem as folhas do maquéqué (cujo fruto é chamado de beringela amarga), nem o peixe azeite e o machepombo, nem a folha do micocó, nem a pipinela (também chamada de chuchu), nem a cajamanga, nem a matabala (um tubérculo como a batata ou a batata doce); talvez você nunca tenha tido a sorte de provar a papaia, os búzios do mar (uma grande concha da família das amêijoas), ou a farinha de mandioca… Que oportunidade maravilhosa de conhecer novos sabores! Está em São Tomé: lance o stress ao mar e abra bem as papilas gustativas!
Para completar esta alimentação saudável, talvez queira tomar uma cura destes chás de ervas que a maioria dos santomenses consome muito e aos quais atribuem o seu bom estado de saúde geral, a sua resistência às doenças, a excecional forma física da maioria dos idosos da ilha.
Tomamos chá, em São Tomé e Príncipe, no café da manhã, à noite antes de ir para a cama, e a qualquer hora do dia; não chá da China ou Índia, mas decocções ou infusões de plantas colhidas na floresta ou nos nossos jardins. E as nossas ervas de chá são creditadas com todos os tipos de virtudes. Algumas dessas plantas têm sido objeto de estudos científicos que comprovam a sua eficácia. Outras ainda aguardam pesquisadores qualificados para fazer pesquisas – que dificilmente encontram financiamento, já que nenhum laboratório, nenhuma empresa privada, vê interesse em verificar as propriedades de plantas que se encontram em abundância e das quais dificilmente se pode patentear o uso ou a composição. Algumas dessas plantas são familiares para você: capim-limão, hortelã, gengibre … Outras, provavelmente menos: a folha da canela ou a casca da mesma árvore (canela); micocó, da família do manjericão; folha de goiaba; folhas secas de cidrela brava…
Essas plantas estarão à sua disposição em nossas casas.
Arbusto de Micocó na Casa Tiago
Casa Ediana: atrás dos volubilis, as folhas da goiabeira
Se você sentir dores musculares ou nas articulações, especialmente a famosa dor recorrente nas costas que afeta tantas pessoas de todas as idades na Europa, você pode querer fazer sessões de massagem com um curandeiro santomense tradicional com quem possamos colocá-lo em contato. Aviso ! Este é um verdadeiro tratamento, não massagens de conforto. O tratamento dura 4 dias, e pode deixar você tão cansado ao final do encontro do primeiro dia, que você não tiver mais vontade senão ficar numa cadeira de preguiça bebendo sumo de manga até ao momento da próxima sessão. A sensação de cansaço diminui a partir do segundo dia, transformando-se em bem-estar florescendo no terceiro ou quarto encontro. Aliás, a massagem é realizada com fricções de decocções de plantas, cujo cheiro nem sempre é agradável, e você deve ficar 20 horas sem tomar banho ou se lavar após cada impregnação. O tratamento termina com um banho de mar prolongado – seguido por um bom duche alternado com água quente e fria, que tomará em casa.
Neste programa de Saúde e Gastronomia, é você quem escolhe as excursões e os locais para comer a partir do leque de possibilidades que oferecemos – e de que este site apenas lhe dá uma amostra. Os preços serão indicados a você para cada atividade e cada refeição. Note que os nossos programas, quando incluem alojamento, transporte, atividades, e refeições (excluindo bebidas), geralmente custam cerca de 1450 a 2000 Euros para um casal que passa 2 semanas na Casa Ediana (de 52 a 72 Euros por pessoa por dia, dependendo das opções escolhidas); entre 1900 e 2500 € para 4 pessoas (por exemplo, um casal com dois filhos) na Casa Ediana (ou seja, entre 34 e 45 € por pessoa por dia); de 3250 a 3550 € para um grupo de 6 pessoas na Casa Tiago (entre 38,50 e 42 € por pessoa por dia).