PARA CHEGAR A SÃO TOME
O único meio de transporte: o avião; não há serviço de transporte marítimo. Os únicos voos provenientes da Europa partem de Lisboa. Companhias aéreas: TAP (3 ou 4 voos por semana), STP Airways (1 voo por semana). Pode também apanhar um voo da TAAG, a companhia nacional de Angola, de Lisboa para Luanda, e depois uma ligação de Luanda para São Tomé; por vezes mais barato do que os voos diretos Lisboa – São Tomé, mas tem de saber aguentar tempos de espera bastante aborrecidos no aeroporto de Luanda.
Para visitantes do continente africano: ligações aéreas regulares (várias por semana) de Acra (Gana), pela TAP, de Libreville (Gabão) e de Luanda (Angola). Ligações menos frequentes com Malabo (Guiné Equatorial) e com Douala (Camarões).
FORMALIDADES ADMINISTRATIVAS
Cidadãos da União Europeia, Suíça e Canadá não precisam de visto para uma estadia inferior a 15 dias. Para estadias superiores a este período, ou para residentes no continente africano, os vistos podem ser solicitados online, no site http://www.smf.st/evisa/ Não se esqueça, durante este processo, de anotar o seu número de inscrição, que lhe será comunicado no momento do envio do formulário que preencheu. Assim que sua solicitação for aceita, você precisará imprimir a autorização; este ainda não é o visto, ser-lhe-á depois emitido no aeroporto de São Tomé (o preço do visto será pago nessa altura). No entanto, o formulário não é fácil de preencher e é-lhe pedido o comprovativo da reserva do alojamento e meios de subsistência. Para quem reside na Europa, pode ser mais fácil contactar o consulado da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em Bruxelas para residentes na Bélgica e no Luxemburgo, em Marselha para residentes em França e Suíça. Veja seus respetivos sites.
A vacina contra a febre amarela é exigida aos viajantes que tenham permanecido num país da África continental nos 6 meses anteriores à sua chegada a São Tomé e Príncipe (país onde esta doença não existe). Se você vir da Europa sem ter um visto africano no passaporte, você não precisa desta vacina. Nenhum outra vacina é necessária em circunstâncias normais.
PARA VIR DO AEROPORTO
Nenhum transporte público serve o aeroporto.
Táxis raros. Preço a ser discutido; pode ser mais barato que o nosso, mas certifique-se de que o taxista entende aonde você quer ir: a Casa Ediana em Belém não é conhecida universalmente. Alguns motoristas de táxi nem sabem bem onde está Belém. Tem que precisar que Belém é localizada acima da Trindade; e ligue-nos para avisa-nos de tal forma que possamos indicar por telefono o caminho ao taxista.
Podemos ir buscá-lo. Faz o pedido com pelo menos 48 horas de antecedência. Preço: 14 euros para 1 a 4 passageiros com bagagem. Para 5 ou 6 passageiros, 20 euros (neste caso, somos obrigados a mobilizar uma segunda viatura).
Se você decidiu alugar um veículo: você pode pedir à agência (nós podemos fazer isso por você) para trazer o seu carro ao aeroporto na hora da sua chegada. Do aeroporto, você tem que ir para a capital (cerca de 4 ou 5 km do centro da cidade). A partir daí, siga pela estrada para Trindade. Ao sair de Trindade, a 300 metros da praça principal, vire à direita para Belém. Chegando à rotunda com a sua enorme árvore que marca o centro da aldeia, siga pela estrada que sobe à esquerda. Placa “Casa Ediana” claramente visível à sua esquerda após 600 metros. Estacionamento. A Casa Tiago fica muito perto. Casa Cadio, onde vivemos, do outro lado da estrada.
De qualquer maneira, se você puder, ligue para nós em caso de dúvida sobre o caminho a seguir.
BEMVINDOS !