Seus anfitriões, uma equipe à sua disposição

Seus anfitriões formam uma equipe

 

Uma pequena equipa ao seu serviço. 

 
 

Arcádio, o dono, natural de Belém, viveu vários anos no estrangeiro: em Portugal, Cabo Verde, Suíça e França.  É uma personalidade de renome em São Tomé: especialista em música e canto dos anos 1970-1990, que tenta voltar a valorizar com emissões muito seguidas no Facebook e por vezes retomadas pela TV nacional; é também o autor de um jornal online chamado “O meu Belém”, onde conta o quotidiano da aldeia, um jornal seguido por muitos Santomenses que emigraram para o estrangeiro e tem saudades da terra sua. 

 
 

Arcádio tem grande prazer em apresentar aos seus hóspedes o “seu” Belém e a zona da Trindade e o distrito de Mé-Zochi. Ele o levará a pequenos restaurantes onde os Santomenses locais jogam cartas sentados em caixas de cerveja e onde você comerá saborosos pratos locais por um preço que lhe parecerá ridículo (2 ou 3 €). Conta ainda com uma rede de amigos que aceitam receber em casa hóspedes estrangeiros (mediante reserva) para que possam saborear pratos da gastronomia santomense caseira que não encontrarão em nenhum restaurante. Você irá com ele provar o vinho de palma logo depois de ser tirado da palmeira, sentado no tronco de uma árvore em uma clareira, na alegre companhia de camponeses que o tratarão como amigo. Conhecedor de festivais em toda a ilha,  Arcádio indicará a você onde se pode assistir aos melhores espetáculos de rua (Tchiloli, Danço Congo, etc),  e, se você quiser, poderá o levar a um fundão  (um baile popular de sábado à noite), bem como numa discoteca ou festa privada onde toca o seu filho mais velho, disc-jockey famoso em São Tomé. 

 
 

A equipa que cuida da Casa Ediana e da Casa Tiago conta com outros membros. 

 
 

Há Jacques, um Francês que vive a sua reforma em Belém depois de ter conhecido São Tomé há mais de vinte anos. Ajuda Arcádio na gestão, é autor de vários livros sobre São Tomé (entre os quais o guia São Tomé Trekking, que se tornou um site internet de referência no arquipélago: saotome-principe-trekking.com) e é inesgotável se lhe perguntarem sobre a história e a sociedade de seu país de adoção. 

 
 

Agora também faz parte da equipa, outro Jacques, Jacques Silva ou Jacques Junior, quando é necessário distingui-lo do anterior. Ele é o filho mais velho de Arcádio e afilhado do Francês Jacques. Apaixonado por música tanto quanto o pai, é um disc-jockey de fama em São Tomé. Mas também se formou em turismo (bar-restauração) e adora cozinhar. Se desejar, ele cozinhará para você preparando pratos saborosos de sua própria composição. Obviamente, ele ficará encantado em apresentá-lo à (em fazer vocês conhecerem melhor a) música luso-africana. 

 
 

O amigo Dálio, um guia turístico qualificado, pode levá-lo em excursões por toda a ilha. Mas tem muitas outros talentos: é professor de arte visual no colégio, e ferreiro (fez os gradeamentos e obras de ferro forjado das duas casas) e, como adora cozinhar, assim como Arcádio e Jacques, ele juntar-se-á à equipa para preparar, se o desejar, excelentes pratos santomenses à sua frente.  

 
 

Wilson é o anjo da guarda que cuida da limpeza (limpeza antes e depois da sua estadia) e seu bem-estar – Wilson é carpinteiro de profissão e fez a maioria dos bonitos móveis das casas. É também cultivador (lavra a terra atrás da Casa Tiago) e avicultor. Você pode comer os ovos e, na época, os tomates, pepinos, repolho e pimentão de sua produção. 

 
 

Ediana e Tiago, que deram os seus nomes às duas casas, são dois filhos mais novos de Arcádio; não fazem propriamente parte da equipa, dada a sua idade (Ediana nasceu em 2006, Tiago em 2009), mas com certeza você terá a oportunidade de os conhecer; se você tem filhos da mesma idade, sem dúvida eles se confraternizarão.   

Arcádio Silva

Jacques Benoist

Jacques Silva

Dálio Henriques

Wilson Quaresma

Deixe um comentário