Ilha de São Tomé

As Ilhas Maravilhosas 

 

São Tomé e Príncipe: as Ilhas do Meio do Mundo (situadas pelos cartógrafos do período dos Descobrimentos em 0° de latitude e 0° de longitude), as Ilhas Maravilhosas no período colonial do Século XX, hoje as Ilhas Chocolate. Duas ilhas montanhosas de origem vulcânica, situadas nas águas mornas do Golfo de Guiné, exatamente abaixo da linha do Equador, cobertas por uma vegetação exuberante. Sobretudo, uma nação nascida da política de miscigenação determinada pelos antigos reis de Portugal, onde a impregnação da cultura portuguesa por elementos africanos e um longo período de isolamento entre os séculos XVII e XIX, formaram uma cultura profundamente original, tanto no domínio da expressão artística (nomeadamente os espetáculos de rua, a música, e não só) e da gastronomia, como na sociabilidade e a conceição da vida. São Tomé e Príncipe é um país que vale ser conhecido, não só pela sua beleza, mas pela sua arte de viver excecional.      

O arquipélago apenas começa a sua abertura aos turistas; pouca gente ainda nas pequenas praias com água do mar a 26°, nos passeios pedestres na floresta “virgem” do Parque Natural do Obô ou nas plantações, e nos monumentos históricos das antigas roças. 

 

Em São Tomé e Príncipe, a gente vive “leve-leve”. Palavra sempre usada: Como está ? – Estou leve-leve. O comportamento leve-leve implica tomar a vida do bom lado, nada tomar muito a sério, estar sempre bem disposto e pronto para rir de tudo (um riso muitas vezes com um pouco de auto-derisão), e, sobretudo, nunca, nunca ter stress.  

No coração da maior das duas ilhas, a ilha de São Tomé, gostaríamos de compartilhar um pouco de leve-leve convosco.  

 


Deixe um comentário