Em Belém, ponto de partida de 2 passeios pedestres sinalizados
Marcação nas árvores da floresta (PP MZ 03)
PP MZ 01, caminhada com Arcádio
Estando sedeado em Belém, você pode fazer muitos passeios e visitas interessantes a pé sem precisar de veículo. Você pode, portanto, decidir usar um carro apenas durante parte da sua estadia. Com automóvel (viatura alugada, ou viatura com motorista-guia da nossa equipa), tem acesso a praticamente todos os pontos de interesse da ilha, seja no interior ou junto ao mar, fazendo a ida e volta no mesmo dia.
Belém é o ponto de partida de seis trilhos sinalizados (marcados PP MZ, Percurso Pedestre de Mé-Zochi, sendo Mé-Zochi o distrito da zona da Trindade). Vários outros trilhos de caminhada são facilmente acessíveis: alguns por uma caminhada curta de meia hora ou três quartos de hora; podemos levá-lo de carro aos pontos de partida de outros percursos em alguns minutos ou dezenas de minutos.
Destas caminhadas, existe algo para todos os gostos e habilidades: caminhadas curtas no mato ou plantações de uma ou duas horas, para fazer com a família, inclusive com crianças, desde que estejam um pouco acostumados a caminhar (por exemplo, PP MZ 01, 02 e 09); caminhadas mais longas e ligeiramente mais íngremes, mas sem dificuldades particulares; e caminhadas que exigem mais treino e uma boa constituição física, em particular no Parque Nacional do Obô – até à subida do Pico São Tomé (2.024 metros), que não é escalada, mas deve ser considerada como uma verdadeira expedição de trekking em floresta “virgem”, geralmente ocorrendo em dois dias (tem que pernoitar numa tenda a algumas centenas de metros da cima).
A descrição de todas estas caminhadas pode ser encontrada no site saotome-principe-trekking.com, que o convidamos a consultar.
Belém também pode ser o ponto de partida para muitos passeios de carro. No interior da ilha: visitas de roças, essas velhas plantações coloniais, com seus casarões de prestígio, hoje muitas vezes abandonados, e meio em ruínas, que exalam um cheiro de saudade; estradas e pistas na montanha, penetrando em paredes de verdura de vegetação exuberante, dominando torrentes nas suas camas profundas, às vezes chegando a mirantes abertos até ao mar, ou a uma cascata vaporizando gotinhas nas árvores de folhagem encharcadas; ou ainda, descendo em direção à costa, pequenas estradas sinuosas numa paisagem serena de bananeiras e bosques, ladeadas por casinhas de madeira diante das quais brincam crianças risonhas … E à beira-mar, nunca longe, correm estradas costeiras apertadas entre montanhas e mar, com vista renovada em cada curva, e acessos a pequenas praias no fundo de angras tranquilas e pouco frequentadas.
Para além do prazer de banhar em águas cuja temperatura raramente desce abaixo dos 24 °, também pode, mediante reserva com os nossos parceiros, sair de barco; em particular em busca das baleias que frequentam nossas costas particularmente entre Julho e Outubro e grupos de golfinhos brincalhões que dão seus shows de balé ao longo do ano.
A rede rodoviária é de qualidade muito irregular. Asfalto em bom estado na maioria das estradas em torno de Belém, bem como ao longo da costa leste e sul até São João dos Angolares; execrável nas estradas do norte e no extremo sul da ilha, bem como em muitas ruas da capital, que parecem ter sido alvo de bombardeios aéreos. As pistas, de terra batida ou, em montanha, parcialmente pavimentadas, que servem certas zonas rurais, são transitáveis todo o ano, exceto excecionalmente durante chuvas intensas. Mas você deve saber que mesmo as melhores estradas nesta rede (relativamente densa) são muito estreitas e sinuosas; e que vão encontrar no percurso cães preguiçosos, galinhas atarefadas, porquinhos vadios e peões descuidados (especialmente grupos de alunos turbulentos), cuja presença exige muita vigilância da sua parte. Em viagens longas, uma média de 40 km / hora deve ser considerada como um máximo; no entorno de Belém e da capital, é melhor contar com uma média efetiva de 25 km / h.
Nessas condições, você pode preferir recorrer a um motorista do que conduzir um veículo alugado. Sua vez de opina.